• G5 Solar

5 vantagens de instalar energia solar em postos de gasolina




A energia solar tem a melhor relação custo x benefício para residências, empresas e agronegócios. No médio e longo prazo, a instalação de um sistema de energia solar garante grande economia. O modelo tem sido cada vez mais utilizado no Brasil e traz ótimos resultados. Esse impacto positivo não é diferente em postos de gasolina.


Sabendo disso, listamos cinco das principais vantagens de se instalar um sistema de energia solar neste tipo de estabelecimento.


1 - Diminuição significativa de gastos com energia elétrica


Os postos de combustíveis gastam muita energia elétrica, sobretudo aqueles que possuem lojas de conveniência ou que oferecem gás GNV, que também demandam mais energia. Com isso, a instalação de um sistema de painéis solares representará grande economia podendo chegar a uma diminuição de até 95% ao mês. Sendo um sistema com vida útil longa e baixa necessidade de manutenção, a troca garantirá uma redução de custos significativa por muitos anos.


2 - Melhor controle orçamentário e previsibilidade de gastos


Com um sistema de energia solar fotovoltaica atendendo grande parte da demanda de consumo energético, será consumida uma energia mais barata e limpa do que a fornecida pela rede. Além disso, o estabelecimento estará protegido contra os aumentos de tarifa, que frequentemente acontecem. Dessa forma, haverá menor impacto do custo da energia no orçamento e uma previsibilidade mais assertiva do gasto mensal, facilitando, desta forma, a gestão do negócio. O mesmo conceito vale também para diversos outros negócios.


3 - Agrega valor ao posto em uma possível negociação


Ter instalado um sistema de geração própria de energia agrega valor ao posto de combustível. Esta tecnologia fará com que o local passe a valer mais em uma futura negociação. Isto acontece tanto por torná-lo autossuficiente em energia elétrica quanto por garantir menor custo na utilização de energia em relação aos estabelecimentos que usam a energia elétrica fornecida pela rede de distribuição tradicional.


4 - Prepara o estabelecimento para expansão do mercado de veículos elétricos


É tendência que, nos próximos anos, o mercado de carros elétricos no Brasil seja expandido. Portanto, os postos que tiverem energia solar saem na frente, visto que o abastecimento de veículos elétricos aumentará os gastos de energia. Além disso, os locais que utilizarem painéis solares estarão alinhados com os conceitos de sustentabilidade que os carros elétricos também trazem consigo.


5 - Possibilidade de outras melhorias no posto ao longo dos anos


Quanto mais tempo for utilizado este modelo de geração energética, maior será a economia. Assim, o gestor do posto terá maior possibilidade de fazer melhorias e expandir o seu negócio. Gastando menos com energia, sobrará recursos para investimentos que alavanquem a empresa. A instalação de um sistema de energia solar no posto de combustível pode ser o ponto de partida para outras melhorias que valorizem ainda mais o estabelecimento diante dos concorrentes.


Os negócios que podem ser beneficiados pela utilização da energia solar vão muito além dos postos de gasolina. Em nosso blog, você pode conferir outros conteúdos sobre essa tecnologia tão promissora. Acesse e confira!


28 visualizações0 comentário