• G5 Solar

Como a energia solar impacta na sustentabilidade?



Como sabemos, as fontes de energia limpa andam ganhando cada mais destaque na sociedade, especialmente pela maior conscientização de todos sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Assim como inúmeras outras fontes sustentáveis, a energia solar se destaca pela sua contribuição com a natureza e seus recursos.


Neste artigo, vamos entender como a energia solar impacta no desenvolvimento sustentável e a razão pela qual ela é tão importante. Acompanhe!


O que é desenvolvimento sustentável?


Antes de mais nada, vamos esclarecer de um jeito simples o que significa desenvolvimento sustentável.


Podemos entendê-lo como uma forma de suprir as necessidades do presente sem afetar as necessidades das gerações futuras. Ou seja, buscar maneiras de crescer economicamente, tecnologicamente e socialmente, preservando os recursos naturais e da forma mais consciente possível.


Por que a energia solar é sustentável?


Para começar, uma fonte de energia é considerada sustentável quando existe um equilíbrio entre a produção e o consumo, ou seja, que a natureza consiga repor o recurso sem prejudicar o ecossistema.


A grande vantagem da energia solar é o fato de ser considerada inesgotável. A luz do sol está aí e não restrições para seu uso, sendo então fator decisivo para ser considerada uma fonte sustentável.


Além disso, devemos ressaltar que ao contrário de inúmeras outras fontes, a solar não produz resíduos, não emite poluentes atmosféricos como: óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, não produz ruídos e também não impacta na fauna e flora local. Dessa forma, pode ser realmente considerada 100% limpa.


Importância da energia solar


Como dissemos anteriormente, a energia solar é considerada inesgotável e 100% limpa, o que a torna crucial para o desenvolvimento sustentável.


Especialmente no momento em que estamos vivendo, em que as pessoas perceberam o quão importante é proteger e preservar o meio ambiente, investir em fontes tão benéficas à natureza é essencial.


Além disso, o sistema fotovoltaico pode ser utilizado nos mais diversos setores, como geração de energia elétrica para as casas, otimização das atividades industriais e agrícolas, reduzindo o uso das fontes poluidoras à base de combustíveis fósseis, bem como ser usada para impulsionar a mobilidade elétrica, abastecendo os veículos com fonte energética limpa.


Outro ponto importante é que os avanços tecnológicos no mercado fotovoltaico têm tornado, inclusive, o processo de descarte das estruturas do sistema mais sustentável ao aderir à reciclagem dos componentes do sistema, evitando acúmulo de resíduos.


A sustentabilidade é apenas um dos benefícios da energia solar. Em nosso blog, você pode conferir outros conteúdos sobre essa tecnologia tão promissora. Acesse e confira.


53 visualizações0 comentário