Energia Solar é uma fonte alternativa e sustentável que está evoluindo rapidamente no Brasil e no mundo, sendo uma excelente estratégia para comércios, inclusive supermercados.
Só para ilustrar a afirmação, o país ultrapassou a marca de 8,8 GW em abril de 2021 com previsão de mais crescimento até o final do ano. É um avanço significativo que mostra a preocupação do brasileiro com a preservação do meio ambiente.
Para sanar possíveis dúvidas, separamos os 5 principais benefícios do Sistema Fotovoltaico para os supermercados. Confira!
1 – Redução de custos
A maior fatia do faturamento de um supermercado fica na conta de luz. O gasto de energia é muito grande para abastecer câmaras frias, equipamentos, freezers, dentre outros.
Com a instalação de um Sistema de Energia Solar, é possível reduzir o custo energético em até 99%. Toda essa economia pode ser investida em expansão do negócio, na contratação de funcionários, treinamentos e aquisições modernas.
2 – Autoconsumo remoto
Um dos grandes benefícios da Energia Solar é o autoconsumo remoto, que consiste na utilização dos créditos gerados em outra unidade consumidora, desde que ambas compartilhem o mesmo titular.
Por exemplo, você pode instalar uma usina de grande porte no seu supermercado e os créditos gerados podem ser utilizados para quitar contas de luz da sua residência. Muito interessante, não é mesmo?
3 – Facilidade na aquisição
Antigamente era muito mais caro investir na Energia Solar. Segundo um estudo do Portal Solar, o preço dos painéis solares caiu 90% nos últimos nove anos. É uma queda expressiva que impulsionou a expansão da tecnologia no país.
Hoje, temos muitas linhas de financiamento que possibilitam financiar 100% do projeto. Por conta de ser um projeto de grande porte, específico para empresa, existe mais flexibilidade nas parcelas.
4 – Retorno de investimento
Mesmo que seja um projeto de grande porte, o retorno de investimento (ROI) acontece dentro de um prazo de sete anos. A durabilidade do sistema é de aproximadamente 25 anos.
Dependendo da experiência da empresa instaladora e da qualidade dos equipamentos utilizados, esse prazo pode se estender por mais de 30 anos. Então, o supermercado economizará muito dinheiro por um longo período.
5 – Fortalecimento na confiança do cliente
Quem é dono de um negócio sabe que conquistar a confiança de um cliente é um desafio diário. A empresa que investe em Energia Solar mostra ao cliente a preocupação com os impactos negativos no meio ambiente e que colabora com um futuro melhor para todos.
Sabemos que o consumidor está muito mais atento às questões ambientais e essa iniciativa poderá alavancar o sucesso do seu supermercado. O chamado “marketing verde” pode ser o divisor de águas para destacar a empresa em meio aos concorrentes locais e regionais.
E você, já conhecia todos esses benefícios apontados? Aproveite para compartilhar o nosso conteúdo em suas redes sociais e ajudar mais pessoas a compreenderem melhor sobre a Energia Solar para empresas.
Comments