top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

Energia Solar no Brasil: Confira o cenário atual



É notável que a procura pela energia solar aumentou consideravelmente este ano. Maiores linhas de financiamento, queda no custo para fabricação da tecnologia e os aumentos constantes a conta de luz foram alguns dos fatores que desencadearam esse crescimento do setor solar.


Neste artigo, vamos entender mais a fundo sobre o cenário atual da energia solar no Brasil. Acompanhe!


Cenário da energia Solar no Brasil


O Brasil tem grande potencial para geração de energia solar, justamente pelos elevados índices de radiação solar durante o ano todo.


Segundo informações levantadas pela IRENA (Agência Internacional para as Energias Renováveis), o Brasil, atualmente, ocupa a posição de 14º país no ranking mundial de geração de energia solar, tendo Minas Gerais como o estado líder em produção dessa fonte de energia com mais de 108 mil sistemas instalados.


Além disso, desde 2012, a energia fotovoltaica já trouxe mais de R$ 60,6 bilhões em novos investimentos para o país, sendo R$ 15,7 bilhões em arrecadação aos cofres públicos, e contribuiu com a geração de mais de 360 mil empregos em todo o país, como mostram as informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).


Ainda de acordo com a ABSOLAR, de janeiro a outubro deste ano (2021), o número de sistemas de energia solar instalados somente na região metropolitana de São Paulo teve um aumento de 75%.


Aumento da procura por sistemas fotovoltaicos


Desde o ano passado (2020) em que começamos a enfrentar a pandemia da COVID-19, sofremos com grande aumento no consumo e nos gastos com a energia elétrica. Neste ano (2021), o cenário não foi diferente, e desta vez com fator a mais: a crise hídrica.


Levando em conta todas essas adversidades, a procura por alternativas mais econômicas cresceu.

Somente nos primeiros meses de 2021, tivemos um aumento de 50% na instalação de projetos fotovoltaicos no país, quando comparado com os números do ano passado.


Além disso, precisamos reforçar que o comportamento da sociedade mudou e as preocupações com ações mais sustentáveis e conscientes passaram a fazer parte de forma mais intensa da nossa cultura. Dessa forma, este também é um motivo que influencia na busca por energia solar: uma fonte 100% limpa que contribui com a preservação dos recursos naturais.


Vale lembrar que o sistema fotovoltaico também oferece inúmeros benefícios, como economia, maior segurança energética, valorização do imóvel, baixo custo de manutenção e rápido retorno sobre o investimento.


Quer saber mais sobre a energia solar?


Acesse nosso blog e leia outros conteúdos sobre tema para ficar por dentro dos principais acontecimentos do setor de energia solar!


141 visualizações0 comentário
bottom of page