top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

Você sabe qual é a diferença entre energia solar fotovoltaica e energia solar térmica?



A energia solar tem uma ótima relação custo x benefício e é ecologicamente correta. Por conta destes e outros benefícios, ela é uma realidade em vários países e ao longo dos últimos anos tem ganho cada vez mais força no Brasil. Ainda assim, muitos têm dúvidas sobre o seu funcionamento.


Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre a energia solar fotovoltaica e a solar térmica, que são bem diferentes uma da outra. Enquanto a fotovoltaica produz energia elétrica para uso geral, a térmica, basicamente, é utilizada para aquecimento de água.


Energia Solar Térmica


A energia solar térmica- também chamada de termossolar ou fototérmica - utiliza o calor do sol diretamente para aquecer outro meio, aproveitando tubos a vácuo, placas solares ou outros materiais a fim de realizar a captação e transferir o calor para um meio líquido, como a água.

Ela serve principalmente para aquecer a água de chuveiros, torneiras ou aquecimento de piscinas. Com isso, sobretudo no caso do chuveiro, gera uma economia na conta de luz, visto que o banho no chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais consomem energia elétrica na maioria das casas.

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a eletricidade gerada por painéis solares que captam a luz do sol durante o dia e a transformam em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. Sua produção é feita em grandes usinas solares ou em micros e mini-projetos instalados em residências e em empresas.


Ela serve para suprir a demanda energética do local que for implementada, sendo utilizada para o funcionamento de qualquer aparelho ou equipamento que utiliza energia elétrica, podendo gerar ao cliente uma economia de até 95% na conta de luz. Os painéis solares e o sistema têm vida útil em torno de 25 anos. Entre três e cinco anos, todo o investimento inicial é pago com a economia na conta de luz.


Outro ponto importante é que a necessidade de manutenção é mínima, pois o equipamento é muito resistente e fabricado com materiais de qualidade. Além disso, é um modelo energético renovável, 100% limpo e sustentável, o que representa um ganho para o nosso planeta e para as futuras gerações.


Como vimos, esses dois tipos de energia resultantes dos raios solares são bem diferentes. Enquanto a térmica serve para aquecer líquidos, principalmente a água usada em chuveiros, torneiras ou piscinas, a fotovoltaica é uma solução completa para abastecimento de energia elétrica de sua residência ou negócio a partir do Sol.



Para continuar por dentro de tudo que envolve energia solar e sustentabilidade, confira outros artigos em nosso blog, onde postamos todas as novidades sobre estes temas


158 visualizações0 comentário
bottom of page