top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

O que são fontes de energia renováveis?


fontes-renovaveis-de-energia

Muito se fala sobre a importância das fontes de energia renováveis para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do planeta. Mas você sabe o que são elas e quais os seus benefícios? Continue a leitura e confira com a gente!


Fontes renováveis e não renováveis de energia


As fontes não renováveis de energia são recursos energéticos que não se regeneram a curto ou a médio prazo, ou seja, elas se esgotam com o passar do tempo. Sua obtenção causa impactos ambientais negativos, como por exemplo, a queima de carvão mineral que libera à atmosfera gases poluentes, e assim contribuem para o aumento do aquecimento global.


Também são as fontes mais usadas para obtenção de energia, ainda que o uso de combustíveis fósseis, e seu processo de queima, agravem os problemas ambientais.


Já as fontes renováveis de energia são recursos energéticos que podem regenerar-se em um curto espaço de tempo, sendo considerados, portanto, inesgotáveis. Alguns exemplos de fontes de energia renováveis são: a luz do sol (energia solar), os ventos (energia eólica), a água (energia hídrica), as marés (energia maremotriz), as ondas do mar (energia ondomotriz), o calor da terra (energia geotérmica) e a biomassa como combustível.


Quais são as vantagens do uso de fontes renováveis?


O aquecimento global e o efeito estufa são algumas das alterações climáticas provocadas pelo uso de energias não renováveis. Por isso, o uso de fontes renováveis é uma alternativa para a geração de energia limpa sem causar danos ao meio ambiente. Conheça algumas das vantagens:


  • Os danos ao meio ambiente são mínimos comparados aos danos causados pelo uso de fontes não renováveis de energia.

  • São consideradas limpas, poluem menos que as fontes convencionais e regeneram-se a curto prazo na natureza.

  • Quando comparadas ao uso de energia nuclear, que pode gerar acidentes, as fontes renováveis oferecem riscos significativamente menores.

  • A utilização das fontes renováveis de energia pode diminuir a dependência do uso de combustíveis fósseis como principais fontes energéticas.

  • Algumas fontes renováveis de energia, como a solar, são acessíveis e capazes de produzir energia a baixo custo. A economia chega a ser de até 99% na conta de luz.


Energia Solar


A energia solar é um tipo de fonte de energia renovável, é considerada limpa, sustentável e inesgotável. Seu funcionamento é através das placas fotovoltaicas que captam a radiação solar e através do inversor transformam a energia contínua para alternada, e assim distribuindo energia para ser consumida nos aparelhos que demandam energia elétrica.


Por aliar economia e sustentabilidade, está se tornando cada vez mais presente no Brasil e no mundo e é um tipo promissor de geração de energia. É usada em diferentes setores como em agronegócios, indústrias, comércios e residências.


Agora que você já sabe o que são fontes de energias não renováveis e renováveis, ficou fácil de entender porque é tão importante começar a gerar a sua própria energia não é mesmo? Para ajudar nessa escolha, conheça alguma das nossas empresas associadas e veja qual encaixa mais no seu perfil!


748 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page