top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

Previsões do setor solar para 2023

Atualizado: 20 de jan. de 2023



No texto de hoje iremos te contar um pouco mais dos benefícios, o crescimento e o cenário geral da energia em solar em 2023.



A adoção de fontes de energia renováveis que efetivamente diminuam ou não causem impacto ambiental, cresce cada dia mais em todo o mundo. No Brasil, um país tropical e de clima temperado, a energia proveniente do sol é uma das fontes favoritas e a que mais se adapta ao cenário energético da nossa nação.


Não é à toa que ela está em crescimento desenfreado em todo o território nacional e existem previsões grandiosas para o próximo ano. Além disso, os números e resultados positivos de 2022, acima dos grandes marcos alcançados, deixam o mercado de energia solar ainda mais otimista no Brasil.


A seguir veja um pouco mais das projeções de especialistas para o setor no ano e a expectativa em se tornar a segunda matriz energética do país, em 2023.


Feitos em 2022

No começo de 2022 foi sancionada a Lei que define o marco legal das mini e microgeração de energia solar e que possibilita a produção da própria energia elétrica tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Agora no fim do ano, a Lei corre no Senado para uma prorrogação no prazo de transição, pedindo mais 6 meses para cumprir as regras de compensação, mas já é considerado um avanço para o setor.



Além disso, a instalação de painéis solares fotovoltaicos deu um salto nesse ano, que garantiu ao país o melhor ano da energia solar já registrado na última década, com aumento de 66,7%.


Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) 22,3 GW da matriz energética brasileira é proveniente da energia solar. E por isso mais de 31,2 milhões de toneladas de Gás Carbono foram evitadas de serem descartadas no meio ambiente. Sem contar que até dezembro de 2022, a energia solar já gerou mais de 670 mil empregos e novos postos de trabalho, levando o sustento para a casa de milhares de lares brasileiros.


Previsões para o futuro

Ainda de acordo com projeções da ABSOLAR, a energia solar deve chegar a marca de 34 GW, ultrapassando a segunda fonte mais forte na matriz energética brasileira, a energia eólica, que conta atualmente com 23,3 GW instalados. E mais, a expectativa é que além desse salto, sejam injetados na economia mais de R$50 bilhões em novos investimentos no Brasil. Lembrando que até a última atualização da Associação mais de R$114 bilhões já foram investidos no setor até agora, durante a história da energia solar brasileira.


Especialistas acreditam que o ano de 2023 será excelente e que a transição energética é uma realidade que requer investimentos a longo e médio prazo, mas que estão avançando bem. E ainda comentam que o Brasil realmente acordou para sua potência.


Uma dessas certezas de que a nação está apoiando o setor e mais consciente da sua força, foi mostrada na 27ª Conferência da ONU, sobre Mudanças Climáticas (COP 27). Durante os longos dias de debates, o Brasil carregou o tema de que a energia solar era o presente do país. Estudiosos da área acreditam que esse passo de transição é importantíssimo para compreender que a energia solar é uma solução de energia limpa e barata.



Para não perder nada do mundo do solar, nos siga nas redes sociais e acompanhe o nosso blog no site.


109 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page