top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

Manutenção do sistema fotovoltaico: o que você precisa saber



Sistemas de geração de energia solar são ótimas opções para quem precisa economizar na conta de luz e prefere seguir por um caminho ecologicamente sustentável.


O crescimento no número de pessoas que querem gerar energia solar acontece de forma acelerada, pois o país apresenta grande potencial energético, graças à exposição solar constante e intensa durante todo o ano.


Entretanto, para manter seu sistema funcionando de forma eficiente, é necessário manter a manutenção do sistema fotovoltaico em dia.


Pensando nisso, no artigo de hoje, trouxemos algumas informações bastante importantes para você se atentar na realização da manutenção do seu sistema. Confira!


Por que realizar manutenções frequentes?


Como qualquer outro equipamento, a manutenção periódica das placas é necessária para otimizar seu funcionamento e prevenir possíveis problemas. Ela garante que o sistema opere corretamente, com máxima eficiência.


Além disso, uma correta manutenção pode prolongar a vida útil das placas, evitando que seja necessário trocá-las com frequência. Dessa forma, você economiza dinheiro e reduz a geração de resíduos sólidos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.


Tipos de manutenção do sistema de energia solar


1. Manutenção Preventiva


A manutenção preventiva é uma das mais importantes para o correto funcionamento do sistema de energia solar. Inspecionar periodicamente e, é claro, manter os painéis fotovoltaicos limpos e sem impedimentos, é o primeiro passo para evitar maiores problemas.


Adotar medidas de prevenção de danos ajuda a garantir a durabilidade dos produtos, evitando gastos desnecessários com correções futuras.


2. Manutenção Preditiva


Além da preventiva, outro tipo de manutenção deve ser feito com regularidade: a preditiva. Ela é a responsável por monitorar o desempenho e as condições do sistema. Ou seja, além da limpeza anual, é interessante inspecionar os seguintes itens:


· sujeira presente nos painéis;

· sombreamento no sistema;

· vidro protetor dos painéis;

· tubulações e parte elétrica;

· telhado e fixação do sistema;

· sistema de ventilação;

· bombas, baterias, válvulas e ventiladores, quando se aplicam.


3. Manutenção Corretiva


A manutenção corretiva, como o próprio nome já diz, é aquela realizada para corrigir algum problema encontrado no sistema de energia solar. Caso os processos preventivos e preditivos tenham sido corretamente adotados, ela somente será necessária em ocasiões de danos imprevisíveis.


Esse é o caso, por exemplo, das rachaduras causadas por chuvas de granizo. Por mais resistentes que os painéis sejam, é impossível prever a intensidade desse tipo de fenômeno, que pode danificar o vidro protetor das placas.


Portanto, após esse tipo de evento, é sempre interessante verificar a integridade do sistema.


Justamente pela relevância de uma boa manutenção em dia é que se torna tão necessário contar com empresas de energia solar de confiança, que forneçam acompanhamento completo durante todo o processo de aquisição do seu sistema fotovoltaico.


Afim de livrar você de qualquer tipo de preocupação, reunimos um grupo de empresa que fornecem soluções fotovoltaicas de excelência, com todo o suporte que você precisa. Conheça quais são elas!

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page