• G5 Solar

Mitos e verdades sobre energia solar



Como já sabemos, o uso da energia solar vem crescendo a cada ano, o que é ótimo para o meio ambiente, por ser 100% sustentável, e para as finanças, por ajudar a reduzir gastos com a conta de luz.

Contudo, ainda há muitas dúvidas sobre o setor e, consequentemente, muita informação errada sendo disseminada.


Pensando nessa situação, selecionamos alguns mitos e verdades para que você possa entender um pouco mais sobre essa fonte energética tão promissora. Confira!


10 mitos e verdades da energia solar


Não há produção de energia em dias nublados ou chuvosos


MITO. A energia solar fotovoltaica utiliza a radiação do sol para produzir energia, e não o calor. As placas costumam ser instaladas em uma posição que haja alta incidência de raios solares, por isso ela consegue produzir energia inclusive em dias mais acinzentados.


Os painéis solares ajudam no equilíbrio térmico do imóvel


VERDADE. Ao invés do calor ser absorvido diretamente pelo telhado, as placas solares recebem esse calor. O vento que passa entre os painéis e o telhado também contribui para esse resfriamento.


As placas solares exigem muita manutenção


MITO. Além de ter uma vida útil bem longa, de mais de 25 anos, as placas solares não exigem muitos reparos. A única manutenção recomendada é a limpeza, feita apenas com água e sabão neutro para tirar a poeira. Sendo que na maioria dos casos, a própria chuva já faz a lavagem dessa sujeira.


Os módulos solares não geram energia durante a noite


VERDADE. A geração de energia solar não acontece no período noturno, devido à ausência de radiação solar. Durante a noite, o seu sistema utiliza os créditos gerados a partir da energia em excesso produzida durante o dia.

Já em lugares onde a única fonte de energia disponível é a fotovoltaica, é aconselhável que se tenha um banco de baterias conectado ao sistema.


O custo para instalação da energia solar é muito alto


MITO. Os painéis solares possuíam custo elevado nas primeiras descobertas desta tecnologia, porém, com a evolução do mercado global, os módulos fotovoltaicos tiveram o custo reduzido em mais de 80% nos últimos anos.


Energia Solar gera créditos com as distribuidoras


VERDADE. O excedente da energia gerada pelos módulos fotovoltaicos é enviado para a rede elétrica e vira bônus futuro para o usuário. Esse crédito de energia tem validade de 60 meses.


A placa solar produz energia sozinha


MITO. A placa solar é, sim, a responsável pela geração de energia elétrica, contudo ela precisa da ajuda de um inversor solar. Ele é responsável por transformar a energia produzida de corrente contínua para corrente alternada. Dessa forma, a energia se torna adequada para o uso.


Energia Solar valoriza o imóvel


VERDADE. Uma propriedade com sistema de energia solar tem valorização média de até 30% em relação aos demais imóveis.


Difícil acesso a linhas de financiamento


MITO. O consumidor interessado em energia solar no Brasil já conta com mais de 70 linhas de financiamento, com baixas taxas de juros, segundo mapeamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).


É um investimento a longo prazo


VERDADE. A energia fotovoltaica é excepcionalmente mais econômica em longo prazo, pois pode reduzir consideravelmente o consumo da rede elétrica. Atualmente, a média de tempo para que ocorra este retorno e o sistema fotovoltaico se pague, é de até 5 anos.


E você já sabia sobre essas informações a respeito da Energia Solar? Quer descobrir ainda mais vantagens dessa fonte energética? Então, entre em contato conosco e conheça nossas empresas parceiras altamente capaditadas para que você adquira o seu sistema fotovoltaico com segurança.


20 visualizações0 comentário