• G5 Solar

Descubra porque as empresas de energia solar não todas iguais



Com a disseminação da tecnologia fotovoltaica no mercado e todos os seus benefícios, houve também um crescimento exponencial de empresas que ofereçam esse serviço.


Contudo, antes de adquirir o seu sistema de geração de energia solar, é preciso entender a fundo o que aquela empesa tem a oferecer e quais são os seus diferenciais.


Por isso, no texto de hoje te mostraremos porque as empresas de energia solar não são todas iguais e quais são os pontos que você deve se atentar antes de adquirir o seu sistema. Entenda!


5 itens a serem avaliados antes de assinar um contrato

  1. Verificação dos projetos antes da instalação

Existem algumas empresas que não realizam os projetos técnicos dos sistemas. Muitas vezes, só avaliam as condições do telhado e deixam todo o restante a cargo do instalador.


Para evitar dores de cabeça futuras, é importante pedir que, antes da instalação, a empresa compartilhe com você o projeto elétrico detalhado, projetos executivos e projeto de layout físico da sua instalação para que você possa validar se tudo ocorrerá corretamente.

  1. Visita técnica criteriosa

É muito importante escolher uma empresa que realize uma visita técnica bem detalhada, assim a assertividade do projeto será muito maior, evitando situações desagradáveis no futuro.


Verifique se a empresa coletou dados suficientes das condições elétricas do seu imóvel, para que se tenha certeza do custo de possíveis adequações no sistema elétrico, para a instalação do sistema fotovoltaico.


Além disso, as condições físicas também são bastante importantes. Fique atento se empresa checou:

  • O tipo de telhado e qual estrutura necessária para esse modelo;

  • Área disponível;

  • Orientação e inclinação;

  • Medidas e distanciamento para passagem de condutores.

  1. Exija certificados de garantia e documentações

Como qualquer equipamento, os inversores e painéis fotovoltaicos possuem documentações com as suas características de funcionamento e operação, como manuais de operação, instalação e datasheets.


É importante que você tenha toda essa documentação do seu sistema solar, pois ela pode ser útil para alguma manutenção ou expansão no futuro.


Peça também os certificados de todas as garantias que lhe oferecerem. Algumas empresas oferecem garantias estendidas em seus equipamentos, que possuem um termo de garantia diferenciado e devem ser adquiridas juntamente com o equipamento.

  1. Segurança

Para se certificar de que a instalação será feita de forma segura, solicite que sejam apresentadas certificações de treinamento de segurança dos colaboradores que irão fazer a sua instalação. Dessa forma você contribui para evitar acidentes e ajuda a proteger as pessoas envolvidas na instalação do sistema solar.

  1. Avalie o registro da empresa no órgão de engenharia

Tenha certeza de que a sua empresa instaladora seja legalmente registrada e habilitada para executar este tipo de trabalho pelo órgão de engenharia, o CREA. Também, verifique se a empresa está trabalhando com profissionais certificados e contratados legalmente.


A avaliar se a empresa se apresenta dentro dos conformes, você garante maio qualidade do seu sistema e evita problemas futuros na justiça.


Esses itens citados anteriormente são de extrema relevância para que você adquira o melhor que um sistema de geração de energia fotovoltaica pode oferecer.


Escolher empresas que ofereçam essas características pode dar um pouco mais de trabalho, mas temos certeza de que fará toda diferença, até mesmo porque, estamos falando de um investimento com vida útil de mais de 25 anos.


Para ajudar você nesse processo, nós reunimos um grupo de empresa que fornecem soluções fotovoltaicas de excelência, afim de que você não tenha nenhum tipo de preocupação. Conheça quais são elas!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo