top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

Energia Solar residencial: como funciona?


energia-solar-residencial



Muitos brasileiros estão insatisfeitos com o valor que pagam na conta de luz todo mês. Com isso, existe a possibilidade de reduzir a sua conta em até 99%, gerando a sua própria energia. A energia solar é uma tecnologia que alia sustentabilidade e economia e pode ser usada em residências, comércios, indústrias e agronegócios. Continue a leitura para saber mais detalhes da energia solar residencial.


Como funciona?


A energia solar residencial consiste na instalação de painéis fotovoltaicos no telhado de uma casa. Quando há presença de radiação solar, as células fotovoltaicas captam essa energia e levam para o inversor solar. Este equipamento por sua vez, transforma a corrente elétrica da energia solar que é contínua para a alternada para haver compatibilidade com a corrente da residência, ficando pronta para utilização nos eletrodomésticos e em qualquer outro equipamento.


Caso a energia gerada pelas placas solares não seja suficiente para suprir seu consumo de energia, esta demanda será complementada pela rede elétrica. Mas, se o oposto acontecer e sua residência estiver gerando mais do que consumindo, a energia ‘extra’ é repassada para a rede distribuidora em forma de crédito de energia para serem utilizados em até 60 meses. Assim, você terá energia disponível para utilizar quando o gerador solar não estiver em potência total, ou dividi-los com outra unidade consumidora (casa de praia, por exemplo) que esteja no seu nome e sendo a mesma concessionária.


Vale a pena ter energia solar em casa?


A instalação da energia solar é bem rápida e cada projeto é adaptável de acordo com as necessidades de sua residência. Além disso, após instalada ela não faz barulho ou ruído. É uma energia limpa, sustentável e inesgotável, ou seja, traz mais qualidade de vida para você e às pessoas ao seu redor, promovendo um futuro melhor.


Quando tem energia solar no imóvel, seu valor pode aumentar em até 30%. Você não precisa se preocupar mais com o aumento constante das tarifas energéticas, possui sua fatura passa a ser um custo fixo planejado.


É um dos investimentos que mais tem retorno rápido, podendo ter um payback de no máximo 6 anos. E enquanto isso, sua conta de luz fica bem baixinha, podendo ser reduzida em até 99% do valor.


Como instalar energia solar na minha residência?


Depois que você decidiu gerar a sua própria energia, tem que buscar uma empresa de confiança e que realize todas as etapas para você não precisar se preocupar com nada. Uma empresa com uma equipe especializada no assunto, analisará todas as vertentes para instalar seu sistema fotovoltaico.


Acertar na escolha da empresa é muito importante, pois esse sistema durará por mais de 25 anos. Para ter sua eficiência, precisa ter equipamentos com qualidade e que garantem a segurança de seu funcionamento.


O G5 solar possui 8 empresas membros do grupo, que estão localizadas em todo o país. Cada uma possui os requisitos básicos para estarem no grupo, que são: atendimento, garantia, suporte, qualidade e experiência. Confira nossas empresas, e gere sua própria energia com segurança e qualidade.


85 visualizações0 comentário
bottom of page