• G5 Solar

Tire as principais dúvidas sobre o sistema fotovoltaico



A energia solar alia sustentabilidade e economia, tornando um dos recursos renováveis mais importantes no Brasil e no mundo. Como as pessoas estão em busca de qualidade de vida então, o sistema fotovoltaico está cada vez mais popular. Pensando nisso, preparamos esse texto para esclarecer algumas dúvidas que sempre surgem sobre o assunto.

Então, se você tem interesse em adotar a tecnologia, não deixe de acompanhar a leitura!


Como funciona o sistema fotovoltaico?

Existem uma série de fatores e componentes no sistema fotovoltaico, mas para deixar bem simples de ser entendido, podemos dizer que os painéis solares captam a luz do sol por meio do efeito fotovoltaico, então essa energia gerada passa pelo inversor que a converte em eletricidade capaz de abastecer a unidade consumidora.


Existem 3 tipos de sistemas fotovoltaicos: on-grid, off-grid e híbrido. A diferença entre eles está em seu modo de operação. O on-grid atua com a injeção da energia diretamente na rede elétrica e o off-grid funciona por meio de baterias que armazenam a eletricidade. Enquanto o híbrido opera simultaneamente, entre o off-grid e on-grid.


O sistema produz energia de noite, durante os dias frios e chuvosos?


Mesmo em períodos que não há sol, o sistema fotovoltaico consegue funcionar! Isso porque a conversão da eletricidade é feita pela radiação do sol e não pela temperatura que está fazendo no momento. Importante lembrar que nos momentos em que ocorrem as chuvas prolongadas, é possível que a incidência dos raios solares seja consideravelmente menor, o que impactará na quantidade de energia gerada.

Nesses momentos, assim como durante a noite, utilizam-se os créditos gerados pelo excesso de energia produzida durante os períodos ensolarados. Desta forma você consegue usufruir os benefícios do sistema de energia solar durante todo o dia!


É importante ressaltar que, quando se faz um projeto, é estudado o melhor local para colocar as placas fotovoltaicas, isso porque o objetivo é aproveitar ao máximo o que o equipamento tem a oferecer.

Após ter energia solar eu posso cancelar o contrato com a companhia elétrica?


Mesmo após ter instalado um sistema fotovoltaico, você não pode cancelar o contrato com a companhia elétrica. Depois da instalação a conta de energia passará a vir diferente, informando a quantidade de energia elétrica gerada e a quantidade consumida. Lembrando também que será necessário pagar a taxa mínima de energia para a concessionária, que é referente a iluminação pública.


Quanto um painel solar consegue produzir de energia?

A quantidade de energia produzida pelos sistemas fotovoltaicos podem variar bastante. Tudo dependerá de uma série de fatores como: a potência dos painéis instalados, o local, a orientação de cada painel, a radiação da região, etc.


E se eu produzir mais energia do que consumir?


Quando você gera mais energia do que consome, você pode reverter em créditos de energia. Os créditos de energia são usados para a mesma unidade consumidora e automaticamente são utilizados quando você produz menos energia, por exemplo a noite ou em dias de chuvas intensas.

Os créditos tem validade de até 60 meses para serem consumidos. Caso você não queira utilizar no mesmo imóvel, você também pode transferir os créditos para outro endereço, só precisa estar no mesmo nome do proprietário.


Como foi possível perceber, existem diversas vantagens para quem decide se adaptar a essa modalidade, que vão desde economia até benefícios para o meio ambiente e o futuro. Quanto antes começarmos a investir nessa alternativa, mais rápido conseguiremos desfrutar de todos os seus diferenciais.


Agora que respondemos algumas dúvidas sobre energia solar, Siga-nos nas redes sociais e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos como este!

6 visualizações