top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

Qual a diferença entre sistema on grid e off grid?


diferenca-entre-sistema-off-grid-e-on-grid


A energia fotovoltaica está cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro. Dados da ABSOLAR (Agência Brasileira de Energia Solar) mostram que, em 2020, o país instalou 7 GW da geração distribuída. Com isso, cada vez mais a participação de energias limpas aumenta na matriz energética brasileira.


Você já ouviu falar em sistema on grid e off-grid? Sabe quais são as diferenças entre os dois? Ambos os termos se referem ao funcionamento dos sistemas solares fotovoltaicos instalados em residências, propriedades e estabelecimentos comerciais para a geração de energia elétrica. Quer saber mais sobre cada um? Continue a leitura!


O que é o Sistema On Grid?


O sistema on grid é o tipo de sistema fotovoltaico que possui conexão com a rede pública. Portanto, ele possui um aparelho inversor interativo que converte a energia solar em energia elétrica e envia o excedente para a rede elétrica. Este envio para a rede acontece quando o sistema produz mais energia do que a propriedade consome, gerando créditos de energia para o proprietário do sistema que podem ser aproveitados em até 60 meses.


Os usuários desse tipo de geração, também possui um sistema de compensação, isto é, quando não incidência solar suficiente para gerar energia fotovoltaica (durante a noite, por exemplo), a concessionária fornece energia ao usuário.


No sistema de geração de energia compartilhada, o consumidor também pode transferir seus créditos excedentes para outra propriedade, desde que esteja sob o mesmo CPF/CNPJ. Para saber mais sobre as regras da compensação de energia solar, clique aqui.


E o sistema off grid?


Diferente do on grid, o sistema off grid não é conectado à rede pública de energia. Ele funciona à base de baterias estacionárias que armazenam a energia gerada pelas placas fotovoltaicas. Por utilizar muitas baterias, ele pode acabar sendo mais caro em comparação ao on grid.


Esse sistema isolado é mais usado para funções bastante específicas, como bombear água e eletrificar cercas de segurança. A energia produzida é igual ao sistema on grid. A diferença fica no armazenamento, que neste caso é feito por meio de baterias. Elas garantem que os sistemas off grid funcionem mesmo em épocas com pouca irradiação solar, como vários dias nublados ou no período noturno.


Assim, quando há excedente de energia produzida, essa sobra é enviada para o conjunto de baterias. Desse modo, em situações nas quais o consumo for maior do que a produção, as baterias liberam a eletricidade para atender o imóvel ligado ao sistema. Por ser justamente um sistema isolado, sem conexão à rede, não é possível usar uma quantidade maior de energia do que a gerada pelos módulos solares.


Apesar das diferenças serem significativas entre os tipos de sistemas, ambos são bastante vantajosos. Tanto no fator econômico quanto em relação aos impactos ambientais.


Conseguiu entender a diferença entre on grid e off grid? Se você quer investir em energia solar e ainda não sabe qual empresa escolher, conheça nossos associados! Todas as empresas associadas ao G5 são qualificadas, eficientes e com muita experiência no setor!

2.364 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page