• G5 Solar

Qual a diferença entre geração, transmissão e distribuição da energia elétrica?


qual-a-diferenca

Para entendermos melhor sobre esse assunto, precisamos entender como funciona o sistema de energia do Brasil.


O setor elétrico no país é dividido em: geração, transmissão e distribuição. Simplificando, as geradoras produzem a energia, as transmissoras a transporta até subestações nos grandes centros consumidores, de onde as distribuidoras a levam até a casa dos cidadãos e as empresas.


Pensando em uma compreensão mais profunda, separamos um conteúdo muito interessante para explicar como o sistema de energia funciona no Brasil e qual a diferença entre as suas etapas. Veja!


O sistema elétrico brasileiro


De forma geral, a energia produzida nas usinas de geração passa primeiro por uma subestação de transmissão, onde os equipamentos chamados transformadores elevam a tensão.


Esse procedimento de transformação é realizado para evitar perdas nas longas distâncias que serão percorridas desde a produção até os pontos de consumo, que ficam, em sua maior parte, nos centros urbanos.


No Brasil, os pontos de produção e transmissão da energia que chega aos consumidores estão conectados por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN). É ele quem permite que a energia gerada no Nordeste chegue ao Sudeste, por exemplo.


Após passar pelas subestações e chegar às cidades, a energia passa por mais uma subestação, desta vez de distribuição. Lá, o processo é o contrário: reduzir a voltagem para que possa ser entregue aos pontos residenciais, comerciais e industriais com segurança.


Depois disso, a energia percorre um caminho pelos cabos e ain​da é submetida a mais uma diminuição na tensão para que, finalmente, fique adequada ao consumo.


Geração de Energia


Responsável pela transformação da energia primária (águas de reservatório, gás, vapor, energia dos ventos, energia solar) em energia elétrica.


Existem dois tipos de geração de energia: a centralizada e a distribuída.

  1. Geração Centralizada

Quando a energia é produzida em um local, por usinas de maior porte, e posteriormente transmitida para o consumidor.

  1. Geração Distribuída

Quando a energia elétrica é produzida no centro de consumo ou próximo dele.


Transmissão de Energia


Efetua o transporte da energia gerada nas usinas até os centros consumidores. Além disso, é neste momento em que ocorre a elevação da tensão da energia.


Distribuição de Energia


Setor responsável por receber a energia das empresas de transmissão e distribui-las para os centros consumidores residenciais e industriais.


É nesse setor que ocorre o rebaixamento da tensão proveniente do sistema de transmissão.

O sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e pelo conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis de alta tensão.


Onde a Energia Solar entra nessa história?


O processo de geração, transmissão e distribuição é o mesmo para todos os tipos de energia. O grande diferencial é que, a partir de uma fonte renovável, você passa a contribuir com a preservação do meio ambiente, justamente, por se tratar de uma energia que não produz nenhum tipo de poluição.


Com a Energia Solar você também garante inúmeros benefícios tanto para o meio ambiente quanto para o desenvolvimento dos seus negócios.


Agora que você já sabe como o sistema de energia do país funciona e como você aproveitar muito mais com uma energia renovável, ficou fácil entender as vantagens de adquirir o seu sistema de energia solar.


Investir em Energia Solar é investir em progresso, e nada melhor do que contar com uma empresa de confiança para ajudar você a concretizar o seu projeto fotovoltaico.


O que você acha de escolher a empresa ideal para o seu projeto? Veja quais são as empresas parceiras do G5 Solar e descubra qual se adequa mais às suas necessidades.


154 visualizações0 comentário