• G5 Solar

Qual a diferença entre energia limpa, sustentável e renovável?



Muitas pessoas têm a certeza de que energia limpa, sustentável e renovável possuem os mesmos significados, mas não. As diferenças são bastante sutis, mas é preciso compreender o que cada uma dessas fontes representa.


Pensando nessa temática, vamos compreender como podemos diferenciar cada uma dessas fontes energéticas.


Por que não são as mesmas coisas?

  • No caso da energia limpa, é possível entendê-la como qualquer fonte que não emite poluição, seja ela atmosférica, com gases poluentes geradores do efeito estufa e qualquer tipo de contaminante químico, seja ela sonora.


  • Já quando pensamos na energia sustentável, precisamos associá-la ao conceito de desenvolvimento sustentável, ou seja, a energia capaz de suprir as necessidades da sociedade atual sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Nesse modelo de geração de energia, o intuito é trazer equilíbrio entre produção e consumo.


  • Por fim, pensando na energia renovável, entendemos como toda energia proveniente de uma fonte que nunca se esgota e que está sempre se renovando no meio ambiente, como chuva, o sol, o vento, o calor da terra, a biomassa e até mesmo as ondas e as marés.


Vale constar ainda que, no caso das fontes renováveis, é preciso cautela e consciência para que o recurso não se esgote. Isso porque é necessário que se respeite o tempo de cada recurso ser reposto na natureza, evitando então o desequilíbrio ambiental. E você pode ler mais sobre a fonte renovável, clicando aqui.


Outra questão importante a ser apontada é que as fontes de energia podem ter mais de uma classificação. Por exemplo, a energia eólica pode ser considerada sustentável e renovável ao mesmo tempo, já que o vento é um recurso inesgotável e a tecnologia pode ser associada ao desenvolvimento sustentável.


Entretanto, não pode ser considerada realmente limpa. Pois, por mais que não apresente gases poluidores durante a geração de energia, o sistema eólico traz alguns problemas, como é o caso da poluição sonora.


E qual seria o caso da energia solar?


Essa fonte é considerada uma das mais promissoras, justamente por ser classificada como limpa, sustentável e renovável simultaneamente, trazendo inúmeros benefícios ambientais.


Além de não emitir quaisquer tipos de poluentes, a energia solar também é considerada inesgotável, uma vez que é proveniente da radiação do sol, e crucial para o desenvolvimento sustentável, já que impulsiona a geração de novos empregos e possibilita o acesso à energia elétrica de forma justa e econômica.


E você, já sabia sobre essas diferenças e como a tecnologia fotovoltaica é importante para o avanço da conscientização energética? Acesse nosso blog e confira outros artigos sobre a energia solar, seus benefícios e impactos no país e no mundo.


Siga-nos também em nossas redes sociais e fique por dentro das principais novidades, @g5solar_.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo