top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

O que deve ser analisado em um orçamento de energia solar?



Se você pensa em investir em um sistema de geração de energia solar, está prestes a aproveitar os inúmeros benefícios, principalmente com relação à economia e à contribuição com o meio ambiente.


De qualquer forma, antes de adquirir um sistema fotovoltaico é importante avaliar corretamente o orçamento do projeto.


Neste artigo vamos te mostrar algumas dicas importantes para que você evite dores de cabeça futuras. Acompanhe!


5 dicas para avaliar um orçamento de energia solar


1. Garantia do fabricante


É muito importante que o sistema fotovoltaico apresente equipamentos de qualidade para garantir eficiência energética e vida útil prolongada. No geral, os módulos solares têm durabilidade de mais de 25 anos, mas que podem variar de acordo com o fabricante.


Por isso, verifique todos os selos de garantia e tire todas as suas dúvidas para que você possa aproveitar o melhor do seu sistema.


2. Potência do inversor


Como o inversor é o equipamento mais importante de todo o sistema de geração de energia solar, é de suma importância que ele tenha uma boa potência. Isso porque essa característica está relacionada à potência do sistema como um todo e influência diretamente no desempenho de produção de energia.


3. Dimensionamento


Definir o local para instalação do sistema impacta diretamente no orçamento, uma vez que leva em conta a irradiação do local e inclinação do telhado. Haverá casos em que será necessário readequar as estruturas de sustentação dos módulos para captar de forma mais correta a radiação do sol. Por isso, essa etapa de dimensionamento é tão importante e deve ser avaliada com bastante cuidado.


4. Capacidade técnica da empresa


Assim como a qualidade dos equipamentos é importante, saber se a empresa de energia solar possui profissionais capacitados, pois o trabalho realizado pela equipe influencia no bom funcionamento do seu sistema.


Ademais, contar com uma equipe qualificada também garante que você não tenha gastos desnecessários futuros, promovendo maior tranquilidade e economia ao seu projeto.


5. Tire todas as suas dúvidas


Estabelecer uma boa relação com a empresa de energia solar é crucial para que seja possível questionar sobre cada passo e ficar a par de toda situação.


Além disso, empresas altamente preparadas e com experiência de mercado enviarão seus especialistas para esclarecer as dúvidas pessoalmente e orientar você sobre a escolha correta dos equipamentos e quaisquer outras dúvidas sobre o seu projeto.


Gostou desse conteúdo?


Para mais dicas, curiosidades e novidades sobre o setor solar, não deixe de acompanhar nossos artigos disponíveis no blog e aproveite também para nos seguir em nossas redes sociais, @g5solar_.


33 visualizações0 comentário
bottom of page