• G5 Solar

Entenda o que é ESG e como impacta os investimentos



Cada vez mais as empresas de todos os portes e dos mais diversos segmentos percebem a importância de buscar o desenvolvimento sustentável. O investimento em energia limpa, como é o caso da energia solar, é exemplo de prática vantajosa economicamente e que também é sustentável.


A sigla ESG significa Environmental (meio ambiente), Social (ligado às questões sociais) e Governance (questões de governança da empresa). Esses fatores determinantes são utilizados como critérios para analisar a perspectiva de negócio de uma empresa, além dos seus resultados financeiros. Neste artigo trataremos sobre questões relacionadas à ESG.


O que é exatamente é ESG?

De forma resumida, o ESG é utilizado para fazer a análise e medição das práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. É um conjunto de ações que têm como principais objetivos conscientizar e posicionar bem uma empresa socioambientalmente, além de determinar as suas capacidades administrativas.


Como dito anteriormente, a sigla ESG (Environmental, Social e Governance) é utilizada para indicar o quanto determinado negócio investe em formas de minimizar seus impactos ambientais, desenvolver um mundo mais justo e igualitário, conseguindo com isso melhor posicionamento de marca e trabalhando em prol da sociedade.

Impacto da ESG nos investimentos

Com os consumidores e o mercado cada vez mais engajados em práticas ecologicamente e socialmente corretas, a ESG tem impacto crescente nos investimentos. Isto acontece porque as empresas estão seguindo estes conceitos.


A valorização da marca por conta dessas práticas sustentáveis traz vantagens como uma maior capacidade de captação de recursos e vantagens competitivas sobre empresas do mesmo ramo que não seguem estas práticas, visto que as pessoas dão importância a estas questões. Além disso, abre oportunidade de adesão a projetos governamentais e parcerias com outras empresas e ONGs que podem somar ao seu negócio.

A energia renovável se relaciona diretamente com o ESG


O ESG tem grande destaque quando o assunto é geração de energia. Isto porque esse é um dos setores que mais impactam o meio ambiente. As fontes de energia renováveis representam um dos pontos centrais para o desenvolvimento sustentável. A energia solar, por exemplo, é renovável, pois vem de uma fonte inesgotável e natural como é o Sol; é sustentável; não produz gases tóxicos e nem resíduos poluentes durante sua produção, sendo, desta forma, 100% limpa.



G5 Solar trabalha pela popularização da energia solar


A energia solar fotovoltaica, dentre as renováveis, é a que apresenta maior crescimento ao redor do mundo e nos últimos anos têm se expandido também aqui no nosso país. Cada vez mais empresas investem nessa tecnologia levando em conta tanto questões econômicas quanto no ESG.


Caso sua empresa ainda não esteja utilizando este modelo energético tão vantajoso economicamente e socialmente, entre em contato conosco para saber mais sobre ele e faça seu negócio avançar com esta tecnologia.


O G5 Solar traz diversas novidades sobre sustentabilidade e implementação de sistemas de energia solar fotovoltaica. Aqui em nosso blog, você pode conferir outros conteúdos sobre o tema. Acesse e confira!


19 visualizações0 comentário