top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

Cresce o volume de oportunidades de empregos no setor de energia solar



Segundo pesquisas da Associação Brasileira de Energia Solar Térmica, ABRASOL, a previsão é de que a geração de empregos na área de energia solar crescesse mais de 22% neste ano de 2022, e quando vemos a quantidade de adeptos no dia a dia, a essa fonte de energia inesgotável, se tem a certeza que milhares de trabalhadores foram empregados a partir desse crescimento.

Além disso, esse setor é tão importante quando pensamos em volume de oportunidade e desenvolvimento de emprego, porque a energia proveniente do sol apresenta indicadores promissores no Brasil e assim, as vagas abertas são efetivas e qualificadas, trazendo segurança e conforto para quem deseja trabalhar na área.


Crescimento em período pandêmico

E não é de agora que o setor energético apresenta esse crescimento desenfreado, desde a pandemia de COVID-19, em 2020, as instalações e interesse em adesão à energia solar aumentou 45%. Consequentemente, foi necessário a contratação de mais mão de obra e a necessidade que mais profissionais se qualifiquem na área.

Quando pensamos em números, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, ABSOLAR, calculou que foram mais de 47 mil novas oportunidades abertas nesse período. Um número expressivo e que influenciou diretamente na economia de um país que passava por uma crise sanitária, como também enfrentava a dificuldade de manter postos de empregos ativos.

Leia também: Marco Legal da geração distribuída: Lei 14300/2022 (linkar com texto passado)

Mudanças

Outro marco importante que impactou esse crescimento foi a Lei sancionada em janeiro deste ano. No qual a expectativa é que o mercado cresça bastante pelos próximos anos e demande mais especialistas na área. Afinal, as indústrias e empresas buscam por profissionais dedicados e que procurem por conteúdo e novos conhecimentos de forma constante.

Além disso, com a população cada vez mais consciente e preocupada com o meio ambiente, e com a vantagem ainda de reduzir a conta de luz, a energia solar é vista por especialistas do tema como a forma ideal para racionar energia em um país tropical. Ou seja, levando a um número maior de adeptos para essa fonte de energia renovável, sem poluentes, econômica e que impacta diretamente na vida de milhares de brasileiros.

Seja quando pensamos em saúde coletiva ou na geração de mão de obra.

Capacitação

Todas as entidades do meio lembram ser importante que quem deseja buscar uma oportunidade na área conheça mais do tema, estude e realize capacitações que te darão mais chance de inserção no mercado.

Inclusive hoje a quantidade de cursos e oportunidades é tão grande quanto as vagas.


Para saber mais sobre tudo do mundo da energia solar acesse o nosso site e as nossas redes sociais, temos conteúdos que podem te ajudar bastante.


42 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page