top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

Conheça os principais desafios do mercado de Energia Solar


principais-desafios-do-mercado

A geração de energia limpa e sustentável se tornou uma tendência no Brasil e no mundo todo.

O mercado de energia solar fotovoltaica é um dos maiores desenvolvedores de soluções e inovações tecnológicas que contribuem para maior qualidade de vida das pessoas, ampliação da competitividade nas empresas e, principalmente, geração de novos empregos.


Mesmo com as inúmeras oportunidades de crescimento mercado de Energia Solar encontra alguns desafios. No texto de hoje, vamos entender melhor quais desafios são esses. Confira!


1. Custos para investir


Infelizmente, os valores iniciais para investir em Energia Solar ainda são maiores que outras fontes energéticas menos sustentáveis.


Por mais que, a longo prazo, haja sim grande economia, o investimento inicial ainda é elevado. Isso porque, ainda não há incentivos suficientes para que esse valor seja reduzido, tornando o acesso a essa fonte mais difícil.


2. Falta de conhecimento


Muitos dos brasileiros ainda não têm o conhecimento sobre todas as vantagens que a Energia Solar pode oferecer. Como, economia e valorização do imóvel.


As empresas têm se esforçado com campanhas e conteúdos informativos para toda a população sobre como essa fonte energética pode ajudar a todos e contribuir com a manutenção dos recursos naturais, essenciais para a vida.


3. Defasagem da regulação vigente


A Resolução Normativa 482, de 2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), não contempla adequadamente as soluções de armazenamento em sistemas conectados à rede, nem outros modelos.

Além disso, não há também regulamentação apropriada para baterias de íons de lítio ou sistemas de armazenamento em geral.


4. Muitos ainda enxergam como investimento de risco


Infelizmente, milhões de pessoas ainda enxergam as fontes de energia renováveis, como a solar, por exemplo, como investimentos de risco.


Isso porque, a performance da geração depende de uma série de fatores externos, assim como a sazonalidade e condições climáticas favoráveis.


Entenda mais sobre Energia Solar


Como pudemos perceber, os desafios no mercado da Energia Solar são muitos. Sendo necessário que, cada vez mais, o setor invista em inovações e busque melhorias para que, assim, as dificuldades possam ser enfrentadas.


Além disso, a questão financeira ainda é a que mais atrapalha o crescimento do setor, levando em conta os empecilhos ainda encontrados para iniciar o investimento.


Contudo, mesmo com essas adversidades, a Energia Solar possui inúmeras vantagens que, quando somadas, são muito mais compensatórias, como:

  • Energia solar é um recurso totalmente renovável;

  • Não faz nenhum barulho;

  • A Energia Solar Fotovoltaica não polui;

  • O sistema quase não precisa de manutenção;

  • A energia solar fotovoltaica é o sistema de autogeração mais barato;

  • Placas solares são resistentes às intempéries;

  • Baixo custo do sistema fotovoltaico considerando-se a vida útil;

  • Painéis Fotovoltaicos são fáceis de instalar;

  • A Energia Solar pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica;

  • Ocupa pouco espaço;

  • Economia na conta de luz;

  • Vida útil elevada;

  • Valorização do imóvel;

  • Gera empregos;

  • Equipamentos fotovoltaicos podem ser reciclados.

Qual o próximo passo?


Mesmo com todo os desafios, a Energia Solar tem se mostrado uma das mais promissoras fontes energéticas e vem transformando a qualidade de vida de muitos brasileiros.


Depois de ver desafios, mas também inúmeras vantagens da Energia Solar, está na hora de procurar quem realmente entende do assunto.


Quando você conta com uma empresa responsável, capaz de ajudar você a entender como o investimento em energia solar pode trazer avanços para o seu negócio, tudo fica mais simples. Por isso, nós da G5 Solar contamos com um grupo de empresas altamente capacitadas que podem ajudar na sua jornada em busca do seu sistema fotovoltaico.


Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe para ajudar outras na compreensão sobre o mercado fotovoltaico e seus desafios.


1.698 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page