top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

Conheça os benefícios ambientais da Energia Solar


beneficios-ambientais-da-energia-solar

Gerar energia elétrica por meio da Energia Solar é a melhor forma de amenizar os impactos ambientais. As placas solares são responsáveis pela captação da luz solar, que é transformada em energia elétrica. Esse é o processo que leva energia limpa para os consumidores conscientes.


Aproveitamos para elencar mais alguns benefícios que a Energia Solar traz, no quesito socioambiental. Acompanhe!


4 benefícios da Energia Solar no meio ambiente


1 – Não emite gases de efeito estufa


Esse é um dos principais diferenciais do uso da Energia Solar. Todo o processo de geração de energia fotovoltaica não emite gases nocivos de efeito estufa ou causam qualquer impacto na natureza.


A principal fonte de energia que libera gases de efeito estufa no meio ambiente é a queima de combustíveis fósseis, originada na geração termelétrica.


O Co² é responsável por cerca de 60% do efeito estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos cem anos e que também é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa).


2 – Materiais recicláveis


Uma das maiores preocupações dos consumidores é o fator reciclagem do Sistema de Energia Solar. Mais de 78 milhões de resíduos de painéis fotovoltaicos serão descartados até 2050. Esse é o cenário previsto pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).


Outro estudo da IRENA, revelou que aproximadamente 550.000 toneladas de placas fotovoltaicas serão descartadas no Brasil nos próximos 30 anos.


A boa notícia é que já existe uma empresa, a SunR, que irá trabalhar exclusivamente com a reciclagem de materiais fotovoltaicos. A SunR é a primeira empresa da América Latina a atuar neste setor específico.


3 – Energia infinita


A luz do sol é infinita. Logo, temos uma fonte de energia inesgotável, 100% limpa e que é capaz de abastecer o mundo todo. O Brasil é um dos melhores países que garante total eficiência do sistema fotovoltaico, já que existe maior incidência de luz solar.


O aumento do consumo de energia, em virtude do crescimento populacional, tem provocado a construção de mais usinas hidrelétricas. As usinas não poluem o ar, mas causam enormes impactos ambientais, no que diz respeito a quantidade de água represada. A utilização de Energia Solar é uma forma de amenizar esse impacto.


4 – Alta durabilidade


O Sistema Fotovoltaico pode ser adquirido tanto para pequenos projetos quanto na criação de grandes usinas para indústrias, por exemplo.


Um dos maiores benefícios para o meio ambiente é a sua durabilidade, que é de no mínimo 25 anos. Dependendo da qualidade dos equipamentos pode até ultrapassar os 30 anos de uso. Durante todo esse período, a manutenção é mínima e gera zero impactos negativos.


Já parou para pensar sobre o que você faria com a economia de gerar a sua própria energia elétrica? Como você pôde perceber, além do fator economia, a Energia Solar é a melhor fonte para preservar a natureza.


Aproveite para compartilhar esses conhecimentos com outras pessoas. Vamos promover a energia sustentável que mudará o futuro do planeta!


1.910 visualizações0 comentário
bottom of page