top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

Checklist para instalar energia solar


A energia solar traz diversas vantagens, uma delas é a fácil instalação e a geração de energia quase instantânea em pouco tempo. A homologação leva de 1 a 3 meses para ser concluída, mas tem alguns pré-requisitos a serem cumpridos para que esta instalação seja bem recebida e efetuada com sucesso.


Acompanhe a seguir, na leitura deste texto, o checklist completo para instalar energia solar.


Pré-requisitos

Antes de realizar a instalação do seu sistema fotovoltaico, analise com calma como está a estrutura do seu telhado. A instalação do sistema depende de uma área firme e sem interferências que tragam sombras, pois as placas serão instaladas voltadas para o norte para receber mais insolação e você, mais energia.


Outro pré-requisito é referente ao Inversor de Frequência. É este equipamento que transforma a corrente contínua em alternada e faz com que os equipamentos possam ser usados com segurança. Ele será instalado em uma área seca e longe do sol. O ideal são as garagens, varandas, lavanderias ou outro local com essas indicações.


Investimento

Algumas pessoas ainda têm a crença de que energia solar é para empresas com o faturamento alto ou então, pessoas de uma determinada classe social. Bom, essa era a realidade há 10 anos. Hoje o valor deste investimento caiu pela metade e ainda existem diversas formas de pagamento que podem ser realizadas para não sobrecarregar as contas do mês.


Há também um cálculo mais simples para saber se este investimento vale a pena ou não. Basta encontrar uma empresa da sua confiança e pedir um orçamento de economia, após isso, você verá que sua conta de energia poderá reduzir em até 95% durante pelo menos 25 anos e o valor do sistema poderá ser pago em até 6 anos, dependendo do tamanho do seu projeto.


Profissionais Qualificados

Planejamento é a alma de qualquer projeto, então antes de bater o martelo na compra, estude bem as empresas que irão prestar este serviço para você. Veja quais são suas especialidades, pois um sistema on-grid é diferente de um off-grid e os conhecimentos para instalação podem mudar também.


Outro fator para se ter em mente antes de instalar seu projeto é verificar se a empresa contratada tem um serviço de pós-venda. As placas solares não exigem manutenção constante, mas é importante mantê-las sempre limpas para prolongar sua eficiência.


Se ainda não sabe onde encontrar empresas de qualidade para instalar o seu novo sistema fotovoltaico, acesse nosso site na aba de “localização” e entre em contato com as nossas empresas parceiras. Você com certeza receberá um atendimento de primeira. Não perca tempo, solicite o seu orçamento gratuito!

177 visualizações0 comentário

Komentarze


bottom of page