top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

Agronegócio: energia solar para o campo vale a pena?


agronegocio-energia-solar-para-o-campo

Se você reside em zonas rurais e pensa em economizar, saiba que os gastos com energia solar para zona rural são baixíssimos. Portanto, é possível instalar a tecnologia na sua propriedade rural para reduzir os custos da geração de energia elétrica e aumentar os lucros através do agronegócio. Quer saber se vale realmente a pena? Leia nosso artigo até o final!


Vantagens da energia solar no campo


Entre os diversos benefícios da energia solar, separamos alguns especificamente vantajosos para a produção em regiões rurais. Dessa maneira, a energia solar para zona rural conta com alguns diferenciais que podem influenciar em sua decisão de compra, veja abaixo:


Sustentabilidade


A energia solar é totalmente limpa e inesgotável. Por isso, você contará com uma fonte de energia econômica e sustentável, ajudando a preservar o meio ambiente.


Linhas de crédito


Pensou em adotar esse tipo de tecnologia para o seu imóvel, mas não possui o orçamento necessário? Não se preocupe, existem diversas linhas de crédito disponíveis especificamente para a área rural. Assim, é possível iniciar o projeto de seu sistema fotovoltaico de forma simples e rápida.

Bombeamento de água


O bombeamento da água na fazenda pode abastecer a sede, instalação dos animais, projetos de irrigação, entre outros. O grande diferencial é que, com a energia solar, você pode mover o bombeamento da água para onde quiser desde que tenha uma fonte de água limpa por perto.


Iluminação adequada


Ter uma iluminação interna e externa na fazenda é necessário. Por isso, é possível cortar as despesas sem reduzir sua eficiência. Você pode continuar usando a iluminação, ou até mesmo ampliar, sem aumentar os gastos de energia.


Irrigação


Esse recurso é extremamente importante para o plantio e criação de animais. Muitos agricultores deixam de utilizar esse serviço por aumentar o custo da conta de luz. Com a energia solar, a irrigação pode ser utilizada sem problema algum e ainda oferece uma alternativa mais barata e sustentável para irrigar todo o espaço necessário.


Redução de gastos


No campo, os gastos com energia elétrica são ainda mais altos e suas tarifas de energia estão aumentando de modo constante, tornando-se superior à inflação. Portanto, para reduzir os custos e investir em uma fonte de energia renovável, a energia solar para zona rural é uma excelente solução que reduz até 99% da sua conta.


Utilização da Energia solar fotovoltaica por produtores rurais

Embora a energia solar seja conhecida, principalmente, por gerar eletricidade para aparelhos eletrônicos, lâmpadas e aquecimento de água, ela também pode ser utilizada por produtores rurais de diferentes formas, algumas como:


  • Irrigação de plantações;

  • Monitoramento e auxílio no processo produtivo;

  • Fonte de energia para cercas elétricas;

  • Bombeamento de água;

  • Refrigeração.


Além de outras maneiras de utilização da energia solar para zona rural, podemos contar com a economia de energia para aumentar a receita de lucro e investir no agronegócio local.


Assim, concluímos que o uso da energia solar no agronegócio é uma grande vantagem e pode ser usado como estratégia para diferentes objetivos. Tem uma propriedade rural e quer investir em energia solar?Acesse nosso site e conheça nossas empresas afiliadas!

108 visualizações0 comentário
bottom of page