top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

A energia solar começa o ano com 23 GW de capacidade operacional no Brasil




Resultados de um ano com números expressivos, a energia solar se iguala ao patamar de geração da eólica e começa 2023 bem


Frutos de bons resultados no ano anterior, a energia solar entrou no ano de 2023 se igualando ao mesmo patamar da geração eólica no país. Com 23 GW na sua capacidade operacional, a energia proveniente do sol está cada dia mais perto de conquistar o segundo lugar no ranking de matriz enérgica e conquistar de vez, ainda mais brasileiros.


Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), durante esses 10 anos de funcionamento oficial no Brasil, já foi responsável por arrecadar mais de 113 bilhões em novos investimentos, 670 mil novos postos de trabalho e mais de 35 bilhões em arrecadações de tributos.


Conhecida como uma das fontes mais limpas e sustentáveis do mundo, a energia solar em uma década já evitou que mais de 31 milhões de gás carbônico fossem despejados no planeta.


Aumento de adeptos ao solar

Com mais de 1 milhão e 400 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede, atualmente, em diferentes residências, empresas, indústria e agronegócios, a energia solar cresceu cerca de 60% em apenas um ano. Acelerando o seu futuro e cumprindo com o que foi esperado pelos especialistas, os bons números de 2022 fizeram com que a fonte se tornasse a segunda força do país.


Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a previsão é de que mais de 70% da energia em funcionamento, seja proveniente das placas solares, daqui a uns anos. Revelando as expectativas positivas que se esperam do setor e da sua popularização.


Futuro

O Brasil tem se mostrado cada dia mais preocupado com as mudanças climáticas e com o incentivo ao uso de fontes renováveis e sustentáveis para o país. A perspectiva apresentada na última 27º Conferência do Clima das Nações Unidas, COP 27, é de que nos tornemos líderes em uma nação com 100% de energia limpa até 2030.


E mais, durante os diversos dias de reunião, os representantes brasileiros, fizeram questão de ressaltar o slogan de que a “energia limpa é o presente do Brasil”.



Estudiosos da área acreditam que, finalmente, o Brasil acordou para a sua capacidade e potencial para gerar a sua própria energia elétrica através do sol. E que estamos vivendo uma espécie de revolução nos telhados, já que os sistemas fotovoltaicos estão sendo implementados por placas solares


Isso porque além de sustentável, uma fonte limpa e que não polui o meio ambiente, a energia solar é uma opção perfeita para quem quer economia, segurança energética, qualidade de vida, praticidade e a valorização do seu imóvel, em um só investimento. Isto é, milhares de benefícios em um equipamento que irá durar mais de 25 anos.


Se você quer continuar acompanhando em primeira mão todas as novidades e avanços do setor, ative já as nossas notificações nas redes sociais e acompanhe o nosso site.


25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page