top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

O que fazer para economizar energia?


o-que-fazer-para-economizar-energia

Ultimamente, a conta de luz está ficando cada vez mais cara para o brasileiro. Segundo a matéria da CNN Brasil, haverá um aumento de 14,5% nos próximos meses. As regiões que serão mais afetadas são a Centro-oeste e Norte, onde há previsão de aumento de até 19,4%.


A inflação está entre os principais fatores que impactam no valor da conta de luz. Entretanto, existem algumas medidas que você pode começar a praticar para começar a reduzir a fatura de energia elétrica. Acompanhe!


4 formas de economizar na conta de luz


1. Planejamento de custos


Antes de mais nada, é preciso compreender a rotina de custos envolvidos na conta de luz. Uma vez que você consegue visualizar o panorama de consumo energético, ficará mais fácil determinar o que precisa ser mudado.


Para te ajudar, uma dica é montar uma planilha de controle. Pode ser feita no computador ou até mesmo em uma agenda. Assim, anote todo tipo de consumo, priorize os essenciais e reforce o que pode ser excluído da rotina.


2. Eletrodomésticos


Na etapa do planejamento, você pode também anotar quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica no imóvel. Máquina de lavar, micro-ondas, ferro de passar, cooktop e geladeira são os aparelhos que mais consomem energia elétrica.


Você pode cogitar a ideia de substituir esses aparelhos ou reduzir o consumo. Por exemplo, se você conseguir utilizar o ferro de passar e a máquina de lavar apenas uma vez na semana já vai impactar muito na conta de luz.


Outra dica é sempre desplugar da tomada os aparelhos que não estiverem sendo utilizados. O modo stand-by é responsável por uma pequena parcela de aumento do consumo energético, mas que faz toda a diferença no final do mês.


3. Ilumine o ambiente


Existem algumas mudanças que você pode começar a colocar em prática o mais rápido possível, pois fazem muita diferença.


Troque todas as lâmpadas da casa por lâmpadas LED. Além disso, aproveite toda a iluminação natural durante o dia para que não seja necessário acender as luzes. Abra as janelas e deixe a luz do sol entrar!


Outra medida interessante que ajuda a refletir a luz do sol é pintar as paredes do imóvel de uma cor clara como o gelo ou branco. Assim, o ambiente parecerá mais claro, o que vai eliminar a necessidade de acender as luzes durante o dia.


4. Invista em Energia Solar


E se você pudesse ficar totalmente protegido contra os aumentos constantes na conta de luz? Com um Sistema de Energia Solar você pode!


As placas solares possuem capacidade para gerar energia além do que é consumido na sua residência, comércio, indústria ou agronegócio. Dessa forma, a energia que sobrou no mês retorna para a rede pública distribuidora de energia.


Com isso, são gerados os créditos de energia, que podem ser utilizados para quitar a fatura da conta de luz do mês seguinte. Isso é o que chamamos de sistema de compensação, determinado pela ANEEL.


A partir dos créditos de energia, é possível economizar até 99% na conta de luz. Está esperando o que para começar a poupar dinheiro de verdade?


Conheça nossas empresas associadas e solicite mais informações!


35 visualizações0 comentário
bottom of page