• G5 Solar

Energia Solar pelo mundo: países que mais investem nessa tecnologia



Você, provavelmente, tem acompanhado a evolução e o crescimento da energia solar no Brasil. Cada vez mais, as pessoas percebem seus benefícios e a importância de se investir em uma fonte limpa, especialmente em momentos como esse de maior responsabilidade e consciência ambiental.


Mas, será que você já parou para pensar como é o cenário da energia solar pelo mundo e quais países mais investem em soluções a partir dessa tecnologia? É exatamente sobre isso que falaremos neste artigo.


China


A China ainda é o país que apresenta a maior capacidade de produção de energia solar instalada com um total de 78.100 MW e que corresponde a 25,8% da produção global. Além disso, também é responsável por 60% dos materiais como placas solares e demais componentes para geração de energia fotovoltaica, seja em residências, comércios, indústrias ou usinas, nos mais diversos tamanhos.


Japão


Logo em seguida, temos o Japão como segundo país com maior capacidade instalada de energia solar, cerca de 42.800 MW, o que significa 14,1% da produção mundial.


A preocupação com o investimento em fontes renováveis, como a solar, surgiu desde o acidente na Usina Nuclear de Fukushima, em 2011. Sendo assim, medidas políticas também foram tomadas para o incentivo à energia solar e o próprio Ministério da Economia e Indústria passou a oferecer empréstimos e linhas de financiamentos com juros baixos, facilitando o acesso à tecnologia.


Alemanha


Apesar de ser um país com nível mais baixo de insolação, a Alemanha pode ser avaliada como o terceiro país no ranking de qual investe em energia solar, somando 41.200 MW e sendo responsável por 13,6% da produção global.


O governo alemão também contribui para esse desenvolvimento, regulamentando o setor e determinando que as alternativas energéticas de fontes renováveis têm preferência no uso da rede.


Estados Unidos


Os Estados Unidos apresentam uma capacidade instalada de energia solar de 40.300 MW, o que representa 13,3% da geração de energia solar mundial.


Vale ressaltar que a energia solar vem desempenhando um papel importante na economia dos Estados Unidos. O crescimento desse setor no país prova a viabilidade da tecnologia solar, mostrando que é possível geração de energia de baixo custo em uma grande escala com energia fotovoltaica.


E o Brasil?


Claro que, apesar de todo desenvolvimento e atuação da energia solar fotovoltaica pelo mundo, o Brasil também não ficou de fora desse aumento na procura.


Segundo algumas projeções da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) apontam que o Brasil deverá encerrar 2022 com quase 25 GW de capacidade instalada em energia solar.


E você, já sabia sobre a energia solar pelo mundo e quais países mais investem nessa tecnologia? Continue nos acompanhando em nosso blog para saber mais sobre dicas e curiosidades a respeito do segmento fotovoltaico.

4 visualizações0 comentário