top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

Energia Solar para empresas de laticínios: quais os benefícios?



Já sabemos o quanto a energia solar é capaz de beneficiar os mais diversos setores, especialmente por se tratar de uma fonte limpa, sustentável e econômica. Neste artigo, vamos entender melhor sobre os impactos desse modelo de energia nas empresas de laticínios e quais são as razões para se investir.


Antes de mais nada, precisamos conhecer algumas características das empresas de laticínios. Acompanhe!


Setor de laticínios


Esse é um segmento com elevado potencial de mercado, com faturamento anual de mais de 60 bilhões de reais. Dessa forma, se apresenta como ambiente propício para geração de energia solar, tanto do ponto de vista econômico quanto técnico.


Vale constar que as indústrias de laticínios são constituídas por inúmeros equipamentos responsáveis pela realização de seus processos de fabricação que consomem altas quantias de energia elétrica, tais como: equipamentos para refrigeração, bombeamento de fluidos, aquecimento, mistura, limpeza, entre outras atividades.


Ou seja, deu para perceber que o cenário é bastante promissor para o sistema fotovoltaico, principalmente com o objetivo de potencializar os resultados das indústrias a partir do aumento da eficiência energética nos processos para fabricação desses alimentos.


Também é possível contar com linhas de financiamento específicas, como o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária – INOVAGRO, além de créditos disponibilizados por outros bancos, tais como o Santander e Sicoob.


Vantagens da Energia Solar

  • Grandes áreas disponíveis: normalmente as indústrias de laticínios apresentam espaçosas áreas de telhado ou, quando em áreas rurais, locais que permitem a instalação de quaisquer equipamentos para reduzir a conta de energia ao valor mínimo;

  • Baixa manutenção: uma avaliação e limpeza dos painéis poucas vezes ao ano são suficientes para manter o sistema em excelentes condições de funcionamento. Sendo assim, não há grandes preocupações com a manutenção do sistema, principalmente se contar com a ajuda de empresas confiáveis do setor solar;

  • Alta durabilidade: os painéis fotovoltaicos têm garantia de produção de pelo menos 25 anos em boa performance, mostrando a longevidade deste investimento;

  • Os equipamentos não interferem no funcionamento da indústria: algo muito importante de ser apontado é que, durante a instalação do projeto fotovoltaico, não há interferência no processo de fabricação dos laticínios. Ou seja, não é preciso se preocupar com perdas ou atrasos na produção com energia solar.


Em suma, o sistema de energia solar é capaz de garantir uma produção ainda mais eficiente. Isso porque com a economia nos gastos energéticos, é possível investir em melhorias na estrutura e nos processos de fabricação, potencializando os resultados da empresa.


Quer saber mais sobre a energia solar e sua atuação nos mais diversos setores? Acesse nosso blog e confira outros artigos disponíveis.


70 visualizações0 comentário
bottom of page