• G5 Solar

Conheça 8 curiosidades sobre a energia solar



O setor de energia solar tem crescido de forma exponencial, tanto aqui no Brasil como no mundo todo. Cada vez mais, a sociedade tem percebido o quão promissora essa tecnologia é, especialmente por aliar economia e sustentabilidade.


Dessa forma, separamos 8 curiosidades para que você conheça um pouco mais sobre a energia solar e seus impactos positivos na sociedade. Entenda!


1.Geração de energia mesmo em dias nublados


Essa, talvez, seja uma das grandes dúvidas das pessoas e por isso, trouxemos como uma curiosidade. Sim, o sistema fotovoltaico gera energia mesmo em dias nublados! Isso acontece, pois a energia solar não depende do brilho ou do calor do sol, mas, sim, da radiação presente durante o dia.


Contudo, o sistema apresentará uma perda na eficiência, uma vez que o acúmulo de nuvens dificulta a passagem da irradiação solar.


2.Energia solar e a NASA


Você sabia que a NASA utiliza a solução fotovoltaica para suas missões espaciais desde 1960? Antes, a energia solar era usada para abastecer somente os rádios, gerando pouca eletricidade. Hoje, com os avanços nas tecnologias, a tecnologia já é utilizada para abastecer jornadas e possui amplo crescimento.


3.Telhas solares


Parece algo inacreditável, mas o avanço tecnológico possibilitou que a energia solar não se limitasse a grandes placas fotovoltaicas. Agora, já são fabricadas as conhecidas telhas solares, que além de apresentarem design mais elegante, também garantem custos reduzidos, especialmente para quem está construindo e pretende investir em tecnologia sustentável.


4.Árvores solares


Outra solução bastante inteligente relacionada à energia solar, é um projeto de paisagismo presente em Singapura. O Gardens by the Bay conta com 18 árvores artificiais que apresentam células fotovoltaicas instaladas para geração de energia elétrica.


Além da geração de eletricidade, essas árvores também contam com sistemas de coleta da chuva e funcionam como sistemas de ventilação para estufas próximas.


5.Aeroporto solar


O Aeroporto Internacional Cochin, em Querala, na Índia, desde 2015, opera 100% com energia solar, se transformando no primeiro aeroporto internacional a adotar esse modelo de energia. O projeto conta com 46.150 painéis solares instalados em uma área de 180 mil m² e que abastecem 12 MW de potência ao aeroporto.


6.Mais facilidade para aderir à tecnologia


Outra questão fortemente apontada pelas pessoas é o custo elevado para se investir em energia solar. Contudo, com o desenvolvimento do setor, mais linhas de financiamento têm surgido, garantindo mais facilidade e acesso justo ao sistema fotovoltaico. Além disso, conta com linhas exclusivas para diversos segmentos, como o produtor rural, por exemplo.


7.Fonte 100% limpa


Ainda há dúvidas sobre o quão limpa a energia solar é considerada, por isso também quisemos trazer esse ponto como curiosidade. A fonte fotovoltaica é uma das poucas que apresenta esse nível de sustentabilidade, não emitindo nenhum tipo de poluição ou impactos negativos à natureza.


Além disso, os materiais para a produção do sistema também são reciclados, sem contar com a vida útil de um projeto que chega a mais de 25 anos.


8. Ciclovia solar


A SolarRoad se encontra na Holanda, na cidade de Krommenie. Com 100 metros de extensão, a ciclovia gera em torno de 70 quilowatts/hora, o que é suficiente para abastecer em torno de 3 casas.


Quer saber mais sobre a energia solar? Então, acesse outros artigos presentes em nosso blog e descubra sobre essa tecnologia tão promissora!


28 visualizações0 comentário