top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

Benefícios da energia solar para o agronegócio



Como sabemos o setor do agronegócio tem grande impacto no Brasil, somos o 3º maior produtor e o 2º maior exportador agrícola do mundo. Somente em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 8,36%, dado esse apresentado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).


Pensando nessa relevância, vamos entender como uma tecnologia sustentável como a energia solar pode ajudar a impulsionar o segmento agro em nosso país. Acompanhe!


4 benefícios do sistema fotovoltaico


1.Diminuição dos gastos energéticos


Uma das maiores vantagens da energia solar para o agronegócio é poder garantir mais economia nos gastos com a conta de luz.


Sabemos que as atividades nas áreas rurais podem aumentar os custos energéticos, por isso garantir formas de reduzi-los é essencial para o crescimento do seu negócio, além da possibilidade de novos investimentos.


2.Linhas de crédito exclusivas


Outro grande benefício é poder contar com linhas de financiamento exclusivas para o setor agro, com parcelas e taxas que fazem sentido, sem prejudicar o desenvolvimento da sua fazenda.


Um exemplo é a linha FNE Sol, do banco do Nordeste, que disponibiliza crédito para instalação de sistemas fotovoltaicos com juros a partir de 5,65% ao ano com prazos de até 12 anos e carência de até 1 ano. Ou ainda para os produtores que se encaixam na agricultura familiar, a saída pode ser contar com o Pronaf Eco, do Banco do Brasil, com taxas que chegam a 2,5% ao ano até 8 anos de carência.


3.Otimização das atividades


Existem inúmeras atividades realizadas nas fazendas que exigem gastos elevados na conta de luz. Dessa forma, é possível otimizar esses serviços a partir da energia solar, como o bombeamento de água e eletrificação das cercas, além de garantir mais estabilidade energética para a produção leiteira, por exemplo.


Vale ressaltar também que o sistema fotovoltaico contribui para redução de custos energéticos na avicultura que chegam a 27,5% dos gastos das granjas.


4.Fonte 100% limpa sem impactos negativos à sua produção


O grande diferencial da energia solar é ser compreendida como uma fonte 100% limpa e sustentável, ou seja, que não emite nenhum tipo de poluição no meio ambiente, reduzindo os impactos no ecossistema e garantindo a preservação dos recursos naturais.


Sendo assim, se apresenta como uma excelente alternativa para a sua atividade agrícola sem quaisquer prejuízos à sua produção, além, é claro, de contribuir para um negócio muito mais sustentável e ecologicamente correto


Depois de todos esses benefícios, o que você acha de descobrir mais sobre a fonte solar? Nossas empresas parceiras estão prontas para sanar todas as suas dúvidas e oferecer o melhor da tecnologia fotovoltaica. Entre em contato para saber mais!


Siga-nos em nossas redes sociais, @g5solar_, e acompanhe as principais notícias sobre o setor de energia.


66 visualizações0 comentário
bottom of page