top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

5 vantagens da Energia Solar para pequenas empresas


5-vantagens-da-energia-solar

Seja por questões ambientais, seja pela economia, o mercado da energia solar tem conquistado inúmeros setores. Com as pequenas empresas, a situação não é diferente.


Nos últimos anos, pequenas e médias empresas têm visto, nos painéis fotovoltaicos, a oportunidade de reduzir seus custos operacionais e competir em um mercado cada vez mais exigente em termos sustentáveis


Pensando na relevância dessa fonte de energia, hoje separamos as principais vantagens que a pequena empresa garante ao passar a usufruir da Energia Solar. Acompanhe!


1. Redução de gastos


De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os tributos envolvidos na energia elétrica podem chegar a 56% do valor total da conta de energia. A energia elétrica no país é considerada uma das mais caras.


Com um sistema fotovoltaico a sua empresa passa a gerar a própria energia, evitando oscilações das bandeiras tarifárias e gastos exorbitantes na conta de luz.


2. Certificação de sustentabilidade


A sociedade hoje se tornou mais crítica. Os consumidores procuram saber de forma mais detalhada como cada empresa contribui com o meio em que está inserida, principalmente com questões relacionados à sustentabilidade.


Ao passar a gerar energia de uma fonte 100% limpa e sustentável, a sua empresa pode receber certificados que são bastante bem vistos pelos consumidores. Como, por exemplo, o Selo Solar, uma certificação dada a empresas que consomem o valor mínimo anual de eletricidade solar, e o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), atribuído a edificações que são planejadas, construídas e operadas como edifícios verdes.


3. Retorno sobre o investimento (ROI)


Os custos para investimento em um sistema fotovoltaico podem até ser mais elevados. Contudo, além de ser possível conseguir melhores linhas de financiamento, facilitando a aquisição do projeto, o retorno sobre o valor investido é bastante atrativo, representando uma economia significativa no orçamento da sua empresa.


4. Baixa necessidade de manutenção


Depois da instalação das placas, é importante realizar apenas uma limpeza periódica dos módulos fotovoltaicos para preservar o bom funcionamento e durabilidade do sistema.


5. Estabilidade financeira


Esse benefício também está atrelado à redução de custos ocasionada pelo sistema fotovoltaico. A estabilidade é um dos fatores essenciais para a sobrevivência e o sucesso da sua pequena empresa.


Com um sistema de geração própria, consegue-se ter um fluxo de caixa estável nas empresas, uma vez que é possível prever qual será o gasto mensal com energia elétrica.


Como sabemos, as pequenas empresas são extremamente importantes para o cenário econômico nacional, sendo assim, precisam de incentivos e estrutura para se manterem competitivas e seguirem em crescimento. Por isso, investir em energia solar é tão importante.


Além disso, é de suma importância contar com empresas de energia solar capacitadas no assunto, e prontas para desempenhar projetos de excelência.


Conheça nossas empresas parceiras e saiba mais sobre os sistemas fotovoltaicos!

40 visualizações0 comentário
bottom of page