top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

Quando acaba a energia elétrica, a energia solar funciona?

Vivemos em um mundo onde a energia elétrica se tornou fundamental para nossas atividades diárias. Porém, diante de cortes de energia frequentes ou emergências, a energia solar ganha destaque como alternativa confiável e sustentável. Mas será que, quando acaba a energia elétrica, a energia solar continua a funcionar? Para desvendar essa questão precisamos entender a diferença entre os dois sistemas fotovoltaicos utilizados: on-grid e off-grid. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura!


Sistemas On-Grid

Os sistemas on-grid, como o nome sugere, estão conectados à rede elétrica convencional. Eles permitem que o excesso de energia produzido pelos painéis solares seja direcionado de volta à rede, gerando créditos energéticos que podem ser usados posteriormente. Durante o dia, quando os painéis captam mais energia do que é consumido, o excedente é injetado na rede. À noite ou em momentos de baixa geração, a energia é retirada da rede, mantendo um equilíbrio.


Sistemas Off-Grid

Já os sistemas off-grid não dependem da rede elétrica. Eles são independentes e autossuficientes, armazenando o excesso de energia em baterias para uso posterior. Esses sistemas são comuns em áreas remotas, onde a infraestrutura elétrica é limitada. Quando acaba a energia elétrica, a energia solar em um sistema off-grid continua a funcionar, pois não está vinculada à rede convencional.


Afinal, quando acaba a energia elétrica, a energia solar irá funcionar?

Durante um corte de energia, os sistemas on-grid são desligados. Mesmo que os painéis solares estejam produzindo energia, o sistema é projetado para desativar-se automaticamente porque ele depende da concessionária, para não correr o risco de ferir os trabalhadores que estão consertando a rede elétrica. Por outro lado, os sistemas off-grid continuam a funcionar normalmente quando a energia elétrica da distribuidora acaba. Isso ocorre, porque estes sistemas armazenam a energia em baterias, garantindo o fornecimento constante de eletricidade para o local.


Seja para reduzir os custos de energia, garantir energia ininterrupta ou minimizar sua pegada de carbono, a energia solar oferece uma variedade de opções para atender às suas necessidades. Para obter orientações mais detalhadas e conhecer as soluções que melhor se alinham às suas necessidades, acesse nosso site e entre em contato com nossas empresas parceiras. Acompanhe também nossas redes sociais para se manter atualizado sobre as mais recentes tendências e avanços da energia solar.



21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page