• G5 Solar

Por que é importante a mobilidade sustentável?




A busca por modelos sustentáveis e ecologicamente corretos é um dos grandes desafios deste século. No Brasil, por muito tempo não houve nenhum planejamento para que a mobilidade urbana acontecesse de forma inteligente e sustentável. Por causa disso, o desafio é ainda maior em nosso país para avançarmos em direção a este modelo que diminui o impacto socioambiental e traz mais qualidade de vida.


O que é mobilidade sustentável?


A mobilidade sustentável é aquela planejada de forma a integrar a interdependência entre meio-ambiente, qualidade de vida, fontes de energia limpa e, principalmente, integração entre todos os meios de mobilidade.


O conceito de mobilidade urbana sustentável busca apresentar mudanças e soluções ao transporte tradicional, envolvendo a expansão do transporte coletivo e também o uso de veículos não motorizados, como as bicicletas.


A utilização de meios não poluentes ou que poluem menos o ambiente é parte primordial da mobilidade sustentável. Com ela, há também uma melhora na qualidade de vida das pessoas em geral, que têm melhores condições para locomoção, através de ciclovias, de cidades pensadas nos pedestres e não apenas nos veículos individuais.


Além de entregar melhor qualidade de vida às pessoas, este modelo visa um planeta com menos problemas ecológicos e ambientais para as futuras gerações. Principalmente com foco na diminuição das emissões dos gases poluentes pelos veículos individuais, um fator muito importante para a sustentabilidade.


Carros elétricos podem ser peças-chave da mobilidade sustentável


Para a melhora da mobilidade e sua sustentabilidade, é essencial a expansão do uso de meios não poluentes, como bicicletas, bem como a expansão do transporte coletivo. Levando em consideração que muitas pessoas não abrem mão dos seus carros particulares, ainda que haja melhorias no transporte coletivo, os carros elétricos podem ser uma opção sustentável para estes.


Os veículos elétricos poluem bem menos, visto que não utilizam combustíveis que liberam gases tóxicos, que, além de piorar a qualidade do ar das cidades, impactam no efeito estufa.


Assim como a energia solar em substituição à vinda de usinas hidrelétricas ou termelétricas, a troca de veículos movidos à gasolina, diesel ou álcool por elétricos traria grande avanço na questão ambiental.


Em nosso país, o mercado de veículos movidos à energia elétrica ainda é mínimo. Mas, a tendência mundial é de expansão nos próximos anos, principalmente com os inúmeros projetos ao redor do mundo para melhorias destes veículos e o aumento dos debates sobre sustentabilidade e preocupações ambientais.


Expansão de energia solar pode auxiliar no aumento da utilização de veículos elétricos


O crescimento da utilização do modelo de geração de energia a partir da luz do sol, que é limpa, ecologicamente correta e mais barata, pode ser importante para que os automóveis elétricos se popularizem no futuro. Isso ocorre por abrir a possibilidade de abastecer seus carros em casa com menos gastos e mais consciência ambiental.


Agora que você já sabe os impactos e a importância da mobilidade sustentável, o que você acha de começar a fazer a sua parte e ter atitudes mais conscientes?


Em nosso blog, você pode conferir outros conteúdos sobre sustentabilidade e energia limpa. Acesse e confira!


29 visualizações0 comentário