top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

O que fazer com a falta de espaço para painéis fotovoltaicos?

Em uma época em que a sustentabilidade e a eficiência energética ganham cada vez mais destaque, a energia solar surge como uma solução atrativa. No entanto, muitos enfrentam o desafio de encontrar espaço adequado para a instalação de painéis fotovoltaicos. Neste artigo, exploraremos estratégias para superar a falta de espaço e ainda assim colher os benefícios dessa fonte de energia limpa e renovável. Confira!


1. Opte por painéis de alta eficiência

A escolha dos painéis solares desempenha um papel crucial quando o espaço é limitado. Optar por painéis de alta eficiência, significa que você pode obter uma produção de energia maior em uma área menor, maximizando o aproveitamento do espaço disponível.


2. Sistemas integrados

Outra abordagem inteligente é integrar os painéis solares em estruturas já existentes, como telhados de edifícios ou abrigos para veículos. Essa integração não apenas otimiza o uso do espaço, mas também oferece proteção adicional aos painéis.


3. Painéis solares flutuantes

Em áreas com corpos d'água, os painéis solares flutuantes são uma opção viável. Eles não ocupam espaço terrestre e também evitam a evaporação da água, aumentando a eficiência energética.


4. Uso de telhados verdes

A combinação de painéis solares com telhados verdes é uma tendência que está ganhando força. Os telhados verdes não apenas contribuem para o isolamento térmico, mas também proporcionam um ambiente propício para a instalação de painéis solares.


5. Otimização do consumo

Se o espaço para a instalação de painéis é limitado, é ainda mais importante otimizar o consumo de energia. Investir em aparelhos eficientes e práticas de economia de energia reduzirá a dependência dos painéis solares para suprir todas as necessidades energéticas.


6. Instalação vertical

Em locais onde o espaço horizontal é limitado, considere a instalação vertical dos painéis fotovoltaicos. Paredes externas ou até mesmo estruturas verticais autônomas podem ser aproveitadas para captar a luz solar de maneira eficiente. Considere também a possibilidade de aplicação em telhados de varanda ou garagem, quintal, paredes, muros e janelas. No entanto, para isso, é preciso um estudo mais detalhado.


Não tenho espaço e agora?

Se você já analisou e percebeu que realmente não há espaço, não se preocupe, há outras formas de fazer uso da energia solar, confira quais são as opções:

  • Energia solar compartilhada: Na energia solar compartilhada, um grupo de pessoas se reúne quando não há espaço suficiente em suas propriedades, para instalar painéis solares em uma localização compartilhada. A energia gerada é distribuída entre os participantes, e cada um recebe uma parte proporcional da produção, beneficiando-os da energia solar mesmo sem ter os painéis em seu próprio espaço.

  • Energia solar em imóveis separados: Se você possui mais de uma propriedade, pode instalar um painel solar em uma delas e utilizar a energia gerada para alimentar o outro imóvel.

  • Assinatura de energia solar: Nesta opção, você não precisa instalar um sistema fotovoltaico para receber desconto nas faturas de energia. A empresa instala a energia solar em lugares remotos e fornece a energia para os assinantes.

  • Fazendas de energia solar: Uma fazenda solar é uma instalação onde grandes áreas de terra são dedicadas à produção de energia elétrica usando painéis solares fotovoltaicos. Na maioria das vezes, a eletricidade gerada pelos painéis é enviada para a rede elétrica e distribuída para os consumidores.


Como podemos perceber, a falta de espaço para painéis fotovoltaicos é um problema enfrentado por muita gente quando o assunto é energia solar. No entanto, é possível driblá-lo com o uso de criatividade e a busca por alternativas que facilitem esse processo. Para se manter atualizado sobre as últimas tendências, siga-nos em nossas redes sociais: @g5_solar.


20 visualizações0 comentário
bottom of page