top of page
  • Foto do escritorG5 Solar

Como saber se o meu imóvel tem estrutura para instalação do sistema fotovoltaico?



Você pensa em investir em energia solar para o seu imóvel, mas ainda tem dúvidas sobre a estrutura dele? Não se preocupe mais!


O fator crucial para se ter certeza na hora de adquirir o seu projeto fotovoltaico é avaliar a estrutura do seu telhado, inclinação e incidência solar local, e exatamente é sobre isso que falaremos neste artigo. Entenda!


Cuidados a serem avaliados antes da instalação de energia solar


Direção e inclinação do telhado


É muito importante que os telhados estejam direcionados para o norte, mas quando não for possível, que estejam voltados para o leste. A razão deste direcionamento é a maneira com que os raios solares chegam à superfície terrestre e seu movimento durante o dia.


Além disso, é importante ressaltar também que a inclinação dos telhados deve acompanhar a latitude do local de instalação. Caso seu telhado não possua essas direções adequadas, será necessário realizar a correção da estrutura para receber os painéis solares e assim, garantir a eficiência na hora da geração de energia.


Tipo de telhado


Para cada tipo de telhado, existe um método mais adequado de instalação dos módulos solares. Além disso, é importante verificar as condições em que os telhados se encontram para que todo processo de instalação seja feito com segurança. Sendo assim, o ideal é que essa avaliação seja realizada por profissionais capacitados.


Instalação do inversor


O inversor é o equipamento mais importante de todo o sistema fotovoltaico, pois sem ele, a conversão da radiação em energia elétrica não seria possível. Dessa forma, é preciso se atentar na hora da instalação e posicionamento desse equipamento no seu imóvel. É crucial colocá-lo em um local longe de alta exposição solar e longe da umidade, a fim de garantir o seu funcionamento adequado.


E se o imóvel for alugado, posso instalar energia solar?


Sim, pode. A instalação do sistema fotovoltaico é bastante rápida e simples, dessa forma, é possível levá-lo para qualquer lugar que você for, sem quaisquer riscos de estrago ao sistema ou ao telhado.


Ou seja, você pode aproveitar com toda tranquilidade o seu sistema fotovoltaico e todos os seus benefícios, especialmente a economia na sua conta de luz e a proteção contra as bandeiras tarifárias.


Entretanto, é importante contar com uma empresa especializada no segmento fotovoltaico, para que você não tenha preocupações e garanta um serviço de excelência.


Pensando nisso, o que acha de conhecer nossas empresas parceiras? Acesse o site, encontre a instituição que esteja mais próxima de você e comece a gerar sua própria energia limpa, renovável e promissora!


37 visualizações0 comentário
bottom of page